Monday, August 03, 2009

Biocapitalismo. A vida no centro do crescimento econômico, por Christian Marazzi

Para Christian Marazzi, vivemos a crise de um modelo de capitalismo que vem se afirmando a partir da crise do capitalismo fordista-industrial dos anos 1970


Christian Marazzi: Biocapitalismo. A vida no centro do crescimento econômico
Por: Graziela Wolfart | Tradução Benno Dischinger , 20/07/2009

A partir da análise que faz da atual crise financeira mundial, o economista francês Christian Marazzi considera que os pilares do capitalismo financeiro que hoje se encontra em crise, são os seguintes: “um ataque sistemático à classe operária, com redução dos salários, flexibilização do trabalho e aumento da extração de mais-valor na esfera da distribuição”. Na entrevista que segue, concedida à IHU On-Line por e-mail, Marazzi afirma que “o modo capitalista de governar está (...) em crise num plano global. Estamos assistindo a uma proliferação de centros de poder em escala mundial (asiático, latino-americano, europeu, estadunidense) que impede uma regulação concertada da saída da crise. Chama-se ´globo-esclerose´ e significa que nenhum polo capitalista regional está em condições de assumir o comando do crescimento econômico mundial”. Ele constata que “assistimos (...) a um deslocamento à direita em quase todas as partes do mundo, a uma crise da globalização (ou seja, a uma ‘desglobalização’) com impulsos autárquicos e com a ascensão de movimentos de direita e racistas por toda a parte”.

Christian Marazzi é professor e diretor de investigação socioeconômica na Universidade della Svizzera Italiana. Também foi professor na Universidade Estadual de Nova York, na Universidade de Pádua, em Lausanne e Genebra. Entre suas obras, citamos Autonomia (Cambrigde: Mit Press, 2007) e Capital and language (Cambrigde: Mit Press, 2008), em parceria com Michael Hardt e Gregory Conti. A obra O lugar das meias. A virada linguística da economia e seus efeitos na política (São Paulo: Civilização Brasileira, 2009) foi traduzida para o português neste ano.

Confira a entrevista.

IHU On-Line - O capitalismo está mesmo em crise ou vivemos apenas uma crise nas finanças? O que caracteriza essa crise?

Christian Marazzi - Esta é a crise de um modelo de capitalismo que vem se afirmando a partir da crise do capitalismo fordista-industrial dos anos 1970. Os pilares do capitalismo financeiro, hoje em crise, são os seguintes: um ataque sistemático à classe operária, com redução dos salários, flexibilização do trabalho e aumento da extração de mais-valor na esfera da distribuição. É o assim chamado biocapitalismo, que põe no trabalho a vida inteira dos trabalhadores, fazendo-os trabalhar gratuitamente na esfera da reprodução e da circulação, mas sem pagá-los. A globalização, por sua vez, estendeu este processo de “colonização” capitalista, dos processos de valorização do capital, para além dos portões das fábricas. Mas uma característica específica deste capitalismo hoje em crise é a centralidade das finanças e do débito privado (o endividamento das famílias). Num certo sentido, o estado social (Welfare State) “delegou” à economia privada e às finanças algumas das suas funções fundamentais, em particular, a criação de uma demanda aglutinada com o mecanismo do déficit spending keynesiano. Ou seja, a economia financeira criou rendimentos necessários ao crescimento econômico, por meio de débitos privados, dos quais os subprimes americanos são somente um exemplo. É este “modelo” de capitalismo que não funciona mais, e é com base na crise deste modelo que o capitalismo está hoje procurando se reestruturar. Entretanto, a crise será particularmente longa e corre o risco de durar uma dezena de anos.

IHU On-Line - O capitalismo ainda tem força para governar nossas vidas? Onde deverá estar o poder a partir deste cenário de crise?

Christian Marazzi - O capitalismo governa hoje as nossas vidas através da crise, das demissões, da pobreza difusa, do medo e do sentimento de culpa (a culpa de ter se endividado e de dever reconstruir o próprio balancete familiar!). O modo capitalista de governar está, no entanto, em crise num plano global. Estamos assistindo a uma proliferação de centros de poder em escala mundial (asiático, latino-americano, europeu, estadunidense), que impede uma regulação concertada da saída da crise. Trata-se da “globo-esclerose” e significa que nenhum polo capitalista regional está em condições de assumir o comando do crescimento econômico mundial. Nesse sentido, é possível que as lutas sociais possam aprofundar a crise do governo capitalista sobre as nossas vidas.

IHU On-Line - O senhor também identifica a crise da teoria neoliberal?

Christian Marazzi - Certamente o neoliberalismo está conhecendo uma crise de legitimidade política, além da econômica. Mas não estou certo de que seja o fim do liberalismo. Assistimos, ao invés disso, a um deslocamento à direita em quase todas as partes do mundo, a uma crise da globalização (ou seja, a uma “desglobalização”) com impulsos autárquicos e com a ascensão de movimentos de direita e racistas por toda a parte. Nos próximos meses e anos, os movimentos de luta serão confrontados com estes impulsos neoliberais e populistas e deverão organizar-se para reconstruir uma frente de resistência contra a restauração do liberalismo reacionário.

IHU On-Line - Que alternativas podemos imaginar neste momento, do ponto de vista econômico?

Christian Marazzi - É preciso lutar contra a pobreza, contra o desemprego, contra a perda das aposentadorias. É preciso lutar pela abolição dos débitos privados das famílias e pela criação de novas formas de consumo social nos quarteirões, nas cidades, em regiões inteiras. Creio que a luta contra o conceito capitalista de “crescimento econômico” seja a próxima fase: inventar formas de “crescimento ecológico”, abolir o uso capitalista do território, dos espaços urbanos. Isso me parece ser o horizonte alternativo que se delineia para nós.

IHU On-Line - Quais os riscos e limites de uma economia real internacional globalizada?

Christian Marazzi - Os riscos estão ligados ao uso capitalista da internet como “dispositivo de comando” (o olho do poder). Mas creio que a digitalização do capitalismo seja um bem para a luta política anticapitalista, no sentido de que permite generalizar o conhecimento crítico e coordenar as lutas sociais.

IHU On-Line - Em que medida a crise financeira internacional transforma o capitalismo cognitivo?

Christian Marazzi - O capitalismo cognitivo está atravessando uma fase crítica, no sentido de que, para reduzir os custos de produção, o capital está licenciando uma parte importante dos knowledge workers. Haverá, nos próximos meses, processos de concentração do capital cognitivo e a eles deveremos saber responder com processos de dispersão da inteligência inovadora. Unir os knowledge workers às lutas dos pobres, eis o que devemos tentar.

IHU On-Line - Qual o valor que adquire o biocapitalismo e a política do comum neste momento de crise?

Christian Marazzi - O biocapitalismo põe a vida no centro do crescimento econômico. A própria vida, a vida nua, se torna fonte de valor, ou melhor, um mais-valor absoluto que não é reconhecido pelo capital e, portanto, não é pago. Por essa razão, o rendimento garantido é a forma de reconhecimento da força produtiva da vida colocada no trabalho.

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Ainda:

23/3/2009

Política do comum: uma fonte direta de valor econômico. Entrevista especial com Christian Marazzi


“A economia real se ‘internetizou’, de modo que a distinção entre trabalho material e trabalho imaterial não funciona mais”, aponta o economista francês Christian Marazzi, em entrevista concedida por e-mail à IHU On-Line. Isso significa, explica, que “entramos numa fase do capitalismo cognitivo que tem, na sua crise permanente, a sua forma de funcionamento”.

Ao avaliar a crise do mundo do trabalho global que se estende do desemprego à pobreza, Marazzi diz que a saída para resolver esses problemas será longa. Sem muitas perspectivas, afirma ainda que “as novas diretrizes, as novas estratégias emergentes nesta crise global estão indo na direção de uma intensificação do trabalho e de uma redução prolongada do volume ocupacional, tanto nos países de capitalismo cognitivo avançado, como naqueles particularmente centrados na produção de manufaturas”. E completa: “As mudanças internas do mundo do trabalho vão depender muito da capacidade de relançar um ciclo de lutas sobre salário e horário de trabalho”.

Christian Marazzi esteve no Brasil no mês de dezembro (de 2008), onde ao lado de Antonio Negri, Michael Hardt, Yabb Moullier Boutang e Giuseppe Cocco, participando do Seminário Mundo Vix, realizado de 10 a 12 de dezembro, na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e do Fórum Livre do Direito Autoral: O domínio do comum, nos dias 15, 16 e 17 de dezembro de 2008, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Marazzi é professor e diretor de investigação socioeconômica na Universidade della Svizzera Italiana. Também foi professor na Universidade Estadual de Nova York, na Universidade de Pádua, em Lauseanne e Genebra. Entre suas obras, citamos Autonomia (Mit Press, 2007) e Capital and language (Mit Press, 2008), em parceria com Michael Hardt e Gregory Conti. Neste mês de março, Marazzi vai lançar o livro O lugar das meias. A virada linguística da economia e seus efeitos na política, pela editora Civilização Brasileira.

Confira a entrevista.

IHU On-Line – Em que consiste a política do comum? Como ela pode contribuir para resolver os problemas sociais e econômicos da sociedade?

Christian Marazzi – A política do comum parte das formas de atividade humana que se dão dentro daquilo que chamamos de biocapitalismo, ou seja, o capitalismo que faz do bios, da vida, uma fonte direta de valor econômico. Hoje, para trabalhar e para ser parte da rede social e de reprodução (da vida), coopera-se, ativa-se constantemente nas redes, produzem-se relações sociais, inovação e informação, enfim, se produz uma quantidade de valor que é utilizado pelo capital somente em parte (e somente numa mínima parte é reconhecido e remunerado!). O comum é tudo aquilo que excede estas quantidades de valor e a política deve saber um “rosto”, uma voz, uma forma de “representação” a este excedente.

IHU On-Line – Que relações podem ser estabelecidas entre consumidor e produtor, na sociedade atual?

Christian Marazzi – Existe uma sobreposição entre produção e consumo no biocapitalismo, no sentido que se produz consumindo. O consumidor, cada vez mais, produz aquilo que consome, como no “modelo Google” em que a atividade de browsing é ao mesmo tempo produtora de valor-informação. E este é o resultado do longo processo de colonização capitalística da esfera da circulação (a esfera das trocas de bens e serviços), um processo muito bem conhecido pelas mulheres, que na esfera da circulação-produção desde sempre produzem valor humano não reconhecido como capital.

IHU On-Line – Em O lugar das meias, o senhor aprofunda a análise da nova qualidade do trabalho. Nesse sentido, como ocorre a integração das atividades de produção e reprodução?

Christian Marazzi – As atividades produtivas são hoje prevalentemente atividades comunicativo–relacionais, ou seja, atividades nas quais o centro é a linguagem, a comunicação, a relação. O que une produção e reprodução são, portanto, as capacidades linguístico-comunicativas das mulheres e dos homens, ou seja, atividades que tem uma valia universal, que são características universais do ser humano (animal lingüístico por excelência). O capital “põe em funcionamento” estas qualidades universais, e o faz privatizando-as, separando-as do corpo da força-trabalho.

IHU On-Line – O senhor afirma que a produção da riqueza é assegurada hoje por uma comunidade biopolítica. Pode nos explicar essa ideia? Em que sentido ela se relaciona com a questão do biopoder?

Christian Marazzi – A comunidade biopolítica é aquela que produz a partir das formas de vida. Neste sentido, as análises de Michel Foucault são particularmente úteis, mesmo se o capital conseguiu, desde os anos 80 até hoje, ir além do regimento político das vidas, no sentido de que hoje em dia o capital governa também economicamente as nossas vidas. Por esta razão, é essencial desenvolver também formas políticas de organização das comunidades biopolíticas.

As lutas e as mobilizações sociais destes últimos anos são sempre lutas e mobilizações transversais, em que está em jogo a comunidade na sua globalidade, a biocomunidade. É daqui que se precisa partir para repensar a política.

IHU On-Line – Vivemos hoje uma crise do sistema financeiro ou uma crise do capitalismo contemporâneo?

Christian Marazzi – O capitalismo contemporâneo é o capitalismo financeiro. O fato de a economia ter se financializado não é uma “degeneração” neoliberalista, mas a forma adequada e perversa do capitalismo contemporâneo. Cada vez mais a finança é o modo de tirar proveitos com base na quantidade de valor produzido na esfera da circulação, portanto fora dos processos diretamente produtivos.

IHU On-Line – Como o senhor define o trabalho cognitivo?

Christian Marazzi – O trabalho cognitivo é aquele que para ser executado ativa qualidades mentais, lingüísticas e comunicativas. É um “trabalho sobre o trabalho”, um meta-trabalho, no qual o processo produtivo é observado, lido, interpretado e operado no interior de uma rede de cooperação social.

IHU On-Line – O senhor diz que a explosão da bolha especulativa, em março de 2000, deve ser considerada a primeira crise financeira do capitalismo cognitivo. Considerando esse pensamento, em que etapa do capitalismo cognitivo pode ser classificada a atual crise financeira?

Christian Marazzi – Desde a crise da New Economy até hoje, o capital se desenvolveu ao longo das linhas de débito privado e da extensão do modelo Google (assim dizendo) desde os setores imateriais àqueles materiais. A economia real se “internetizou”, de modo que a distinção entre trabalho material e trabalho imaterial não funciona mais. Entramos numa fase do capitalismo cognitivo que tem, na sua crise permanente, a sua forma de funcionamento.

É o capitalismo cognitivo que funciona através das crises, crises cada vez mais aproximadas, durante as quais a inteligência coletiva é ás vezes “rompida”, destruída, desvalorizada.

IHU On-Line – De que maneira o trabalho imaterial interfere no salário dos trabalhadores cognitivos?

Christian Marazzi – Intervém de forma variável, como efeito da participação, identificação e cooperação nas atividades concretas do trabalho. As modalidades de remuneração desta parte variável são aleatórias e arbitrárias, baseiam-se quase sempre em critérios meritocráticos, e nunca levam em consideração a natureza social e coletiva do agir cognitivo.

IHU On-Line – Em que sentido as alterações na economia transformam o mundo do trabalho no Planeta? As transformações no mundo capitalista e a crise financeira transformam de modos diferentes o mundo do trabalho imaterial e cognitivo?

Christian Marazzi – O mundo do trabalho global está hoje totalmente em crise, e a saída desta crise será muito longa. Hoje, a transformação do universo do trabalho passa através do desemprego e da pobreza. As novas diretrizes, as novas estratégias emergentes nesta crise global, me parece, estão indo na direção de uma intensificação do trabalho e de uma redução prolongada do volume ocupacional, tanto nos países de capitalismo cognitivo avançado, como naqueles particularmente centrados na produção de manufaturas. As mudanças internas do mundo do trabalho irão depender muito da capacidade de relançar um ciclo de lutas sobre salário e horário de trabalho.

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